quinta-feira, 10 de junho de 2010

HOMENAGEM A BANDEIRINHA

Todos na pelada o conhecem como Bandeirinha, mas, ele não é da família Bandeira, nem trabalhou ou trabalha como auxiliar de árbitro de futebol. O nome pelo qual ele é conhecido no trabalho, na família, na rua que mora é Wilden. Bandeirinha é o seu nome apenas na pelada. Quando e porque ele começou a ser chamado assim já fazem parte da história da pelada.
Em 1991, Braz trabalhava com ele na Petrobrás e convidou-o para jogar na pelada. No primeiro dia ele já mostrou que veio para ficar. Já chegou querendo organizar a pelada mais desorganizada da praia de Atalaia. Sua primeira iniciativa foi marcar os pontos de batida escanteio e os pontos nas laterais de marcação do meio de campo com bandeiras de pano presas em pedaços de cabo de vassoura. Aquelas dos escanteios foram bem aceitas e são usadas até hoje. Toda vez que uma se estraga ou se perde ele faz outra. Já aquelas do meio de campo criaram uma confusão danada, porque a presença delas delimitava as laterais e passamos a parar o jogo com muita freqüência para cobrar os laterais e isso irritava todo mundo. Solução: acabamos com as bandeirolas do meio de campo contra a vontade de Bandeirinha. Mas, o apelido ficou e Wilden virou Bandeirinha.
Bandeirinha foi desde o começo o atleta que nunca poupou esforços para que a pelada não acabasse. Quando quebra uma trave, ele conserta. Quando elas estão comidas pela ferrugem, ele providencia novas. Quando a bola está muito velha, ele compra uma nova. Quando os coletes não servem mais, ele compra novos, sem falar que ele os recolhe após o jogo e providencia a lavagem deles.

Prá encerrar, vou contar um fato ocorrido durante uma pelada que demonstra a sua disposição prá executar qualquer trabalho e ajudar quem esteja precisando. Certa vez estávamos jogando quando chegaram dois surfistas na praia, desesperados, dizendo que mar adentro, estava um grupo de surfistas amadores, que não conseguiam retornar a praia porque ficaram presos numa corrente. O que fez Bandeirinha? Pegou uma prancha e entrou no mar para socorrê-los, Detalhe: Bandeirinha nunca foi surfista.

3 comentários:

  1. É bandeirinha, realmente vc merece este elogio, e nesse episodio dos surfistas eu estava presente, mas Braulio teve outro episodio envolvendo wilden se não me engano envolvendo um roubo e ele foi pro asfalto pra pegar o ladrão. parabens Braulio pelos elogios, "VALEU BANDEIRINHA"

    ResponderExcluir
  2. Fui convidado por Bandeirinha a uns 10 anos para participar da pelada. Pois é galera, tb houve uma vez que um convidado da pelada passou mau em campo e desmaiou, Wilden fez os primeiros socorros e depois levou o rapaz para o hospital, no hospiatl o médico disse que o que salvou o cara foi os primeiros socorros feito antes e a rapidez que ele foi levado até a urgência!!!
    Valeu Bandeira!!!

    ResponderExcluir
  3. Po Bandeirinha... quando eu crescer quero ser que nem você!!

    ResponderExcluir